(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

01/12/2021

Recuperação de crédito para seu negócio: dicas essenciais

Existem muitas formas práticas de estimular o desenvolvimento do seu negócio. São elas: elaboração de campanhas bem estruturas de marketing, inovação na prática de atendimento, criação de novos produtos ou serviços que atendam à demanda dos clientes, atração de novos públicos e assim por diante.

Uma dessas práticas, no entanto, é tão “óbvia” que as vezes passa batida: a recuperação de crédito.

Recuperar o crédito perdido, especialmente em tempos de pandemia, é certamente o primeiro passo que você pode dar para o crescimento da sua empresa, pensando principalmente que, com as finanças desafogadas, é possível investir em outros pontos que demandam atenção especial.

Pensando nisso, confira a seguir quais são os 6 passos essenciais para iniciar o processo de recuperação de crédito da sua empresa. Vamos lá?

6 dicas essenciais de recuperação de crédito para o seu negócio

  1. Tenha em mente quanto você efetivamente precisa

    Antes de solicitar crédito para terceiros, tais como instituições financeiras, estabeleça um planejamento financeiro que de fato responda quanto você precisa para a retomada do seu negócio.

    Caso contrário você pode acabar solicitando crédito de mais – ou de menos – e pagando mais juros desnecessariamente.

    2. Quer ajuda para calcular?

    Primeiramente, levante o saldo do caixa com todos os valores a receber; depois, diminua as obrigações e demais pagamentos, como empréstimos ou financiamentos, por exemplo.

    Por fim, o resultado será sua necessidade mínima de caixa.

    3. Sonde possibilidades de renegociação

    Como você pode renegociar eventuais dívidas? Calcule os valores em diferentes prazos e considerando também opções variadas de pagamento. Em algumas situações é possível entrar em contato com a instituição que você está devendo e/ou pensando em emprestar crédito para buscarem, juntos, uma solução que fique realmente viável para o momento da sua empresa.

Se necessário, contrate um advogado para lhe auxiliar.

4. Preserve, sempre, sua carteira atual de clientes

Muito se fala sobre a importância de crescimento e de buscar alternativas para aumentar os lucros do seu negócio. Mas esquece-se da base, que é manter uma carteira ativa e preservada de clientes. Afinal, eles serão importantíssimos nesse momento de recuperação de crédito, uma vez que darão o suporte financeiro necessário para enfrentá-lo.

5. Avalie todas as suas opções

Diferentes medidas podem ser tomadas a depender do que, de fato, causou o endividamento do seu negócio. São algumas delas: promover melhorias, diminuir (ainda que temporariamente) o tamanho do seu negócio, expandir a empresa para novas localidades, diminuir despesas e diversificar o que é oferecido.

6. Priorize as dívidas mais importantes

Empresas que dependem de licitações, por exemplo, precisam estar sempre em dia com as despesas tributárias; enquanto aquelas que dependem de matéria-prima não podem deixar na mão os fornecedores. Durante o momento de recuperação de crédito, priorize sempre os pagamentos que são cruciais para o funcionamento do seu negócio.

Pronto(a) para a implementação?

Agora você está por dentro de algumas medidas eficientes que podem ajudar você na recuperação de crédito para o seu negócio.

Pronto(a) para colocá-las em prática?
Uma boa assessoria jurídica para você e sua empresa, podem ser cruciais neste momento.

Autor(a): Administrador

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

Gostaria de falar com nossos Advogados?

Fale conosco WhatsApp