(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

12/08/2019

No que consiste o sucesso das criptomoedas

Mesmo aqueles que não são adeptos ou entusiastas da tecnologia, conhecem e, inclusive, investem em criptomoedas dado exponencial crescimento no panorama econômico mundial. O sucesso das criptomoedas tem uma razão lógica e por isso a precursora Bitcoin já chegou a alcançar inacreditáveis U$D 20.089,00 em sua maior alta.

O segredo está na tecnologia blockchain por trás das criptomoedas. Esse sistema torna dispensável a presença de um terceiro para autenticar as transações, visto que a confirmação e autenticação das transações são realizadas por todos os usuários da “corrente de blocos”, tornando desnecessário a existência de uma central certificadora ou autorizadora das transações.

Esta situação permite que não seja possível identificar as pessoas que transacionam, exceto se for conhecida a chave de acesso da pessoa no blockchain. O anonimato torna as criptomoedas especialmente atrativas, pois impede que o “dinheiro” deixe rastros evidentes. Em razão disto, as criptomoedas estão sendo largamente utilizadas para atividades ilícitas. Os hackers criadores de ramsonwares que “sequestram” servidores solicitam pagamento em criptomoeda para liberar os dados.

A facilidade de movimentação de ativos também permite, com muito mais intensidade, a evasão de divisas, pois a ausência de controle das transações e a possibilidade de locomoção física de grandes quantidades de dinheiro mediante a utilização de pen-drives resulta em absoluta falta de controle por governos e entidades fiscalizadoras.

O cenário das criptomoedas tem fortalecido sua existência e incentivado a criação de novas moedas digitais, tornando a especulação e variação do preço da moeda instável, o que tem favorecido investidores.

Dr. Andryel Lincoln de Castro

Autor(a): Dr. Andryel Lincoln de Castro

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.