(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

14/08/2019

consumidor.gov.br: A comunicação entre consumidor e empresa para resolução de conflitos

Em razão da Política Nacional das Relações de Consumo prevista no Código de Defesa do Consumidor, o Estado possui o dever de regular e harmonizar os interesses dos participantes das relações de consumo, isto pois também é objetivo do Estado a promoção e a resolução de conflitos existentes na sociedade.

Sob este viés, criou-se o serviço público consumidor.gov.br, gratuito e inteiramente on-line que permite o contato entre consumidor e empresa para resolução de conflitos no âmbito do direito do consumidor. Este serviço não substitui o atendimento prestado pelo PROCON, contudo poderá facilitar o dialogo e até mesmo a resolução de impasses ou problemas nas relações de consumo.

A participação das empresas no consumidor.gov.br é voluntária, mas vincula a empresa a se comprometer em empreender todos os esforços na resolução de problemas. A maioria das grandes empresas já aderiram ao serviço. O consumidor que tiver uma demanda poderá acessar o link informado e buscar pela empresa a qual possui algum problema. Registrando sua reclamação, a empresa terá o prazo de 10 dias para apresentar uma resposta para reclamação, na sequência, o consumidor terá 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se a reclamação foi ouvida.

As reclamações e respostas da plataforma alimentam um banco de dados onde é possível consultar, pesquisando por empresa, palavra-chave, assunto, problema e etc., o conteúdo das reclamações e das respostas de outros consumidores e empresas, aumentando o poder de decisão do consumidor pela contratação ou não com determinadas empresas.

O canal busca, principalmente, incentivar e facilitar o diálogo entre consumidor e empresas possibilitando a resolução de problemas sem a necessidade de ajuizar demandas administrativas ou judiciais. Todavia, se o consumidor não obtiver satisfação de sua pretensão, poderá buscar o PROCON de sua cidade ou os Juizados Especiais, podendo sempre contar com o auxílio de um advogado.

Dr. Andryel Lincoln de Castro

Autor(a): Dr. Andryel Lincoln de Castro

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.