(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

02/12/2024

O fechamento de acordos de forma segura

Em variadas situações do cotidiano da vida pode existir a necessidade de realizar acordos para conseguir aquilo que se busca. Isso pode ocorrer por diversos motivos, seja no âmbito profissional ou como forma de resolver certos imprevistos.

No meio empresarial isso está presente de maneira constante, seja para negociar ou renegociar contratos, mediar conflitos, dialogar sobre o aumento de salário, combinar as metas, entre outras situações.

Nesse sentido, para o bom desenrolar de um acordo é necessário que todas as partes envolvidas saibam dialogar sobre o problema em questão, no intuito de chegar a um bom senso para a finalização do acordo, apresentando soluções que possam beneficiar todas as partes envolvidas.

Assim, a apresentação de novas ideias para as questões que surgirem no decorrer da discussão, bem como a apresentação de soluções viáveis e benéficas para as partes podem ser boas alternativas na resolução de um acordo, levando em consideração o respeito e a perspectiva de cada parte.

Dessa forma segue abaixo algumas dicas práticas para que os acordos possam ser feitos de uma maneira pacífica e se tornem um benefício para todos os envolvidos, evitando complicações.

 

Recomendações:

  1. Faça uma preparação anterior ao debate e saiba quais são os principais pontos a serem discutidos, principalmente para conseguir expor de maneira correta as opiniões sobre o assunto. É importante refletir sobre os interesses, os critérios utilizados, as alternativas e lembrar quais sãos todas as partes envolvidas nesse processo;
  2. Tenha confiança naquilo que está propondo e busque sempre por um diálogo mais aberto para que todas as partes saibam sobre as opiniões, as necessidades e os objetivos que se deseja colocar sobre o assunto;
  3. A escuta ativa é fundamental, demonstrar interesse genuíno pelas preocupações e perspectivas da outra parte ajuda a construir rapport (cria uma relação) e a encontrar soluções mutuamente benéficas.
  4. Seja aberto e flexível à opinião e as ofertas dos envolvidos, buscando mostrar o que pode ser melhor aceito ou justo. Para que todos possam sair beneficiados com o acordo a flexibilidade é fundamental;
  5. Confira os documentos que irão constituir o acordo. Certificar-se que os termos do acordo estejam documentados de forma clara e completa ajuda a evitar mal-entendidos no futuro.
  6. Negociações muitas vezes levam tempo, por isso não há necessidade em ter pressa para fechar o acordo. Às vezes, é preciso tempo para chegar a uma solução que atenda a ambas as partes, sendo importante manter a calma e tranquilidade, no intuito de trazer a melhor solução para todos.
  7. Esteja disposto a dizer não, caso o acordo proposto não atender aos seus objetivos ou interesses, é importante estar preparado para recusá-lo. Às vezes, recusar um acordo ruim é a melhor escolha a longo prazo.
  8. Recomenda-se contar com o auxílio de um profissional, se necessário, principalmente nos casos em que as negociações forem complexas. Consulte um advogado, mediador ou consultor especializado. Esses profissionais podem fornecer boas orientações e ajudar a garantir que o acordo seja legal e justo.

 

O acordo extrajudicial

Por fim, vale destacar o acordo realizado de forma extrajudicial, como forma de solução para a resolução da situação em debate, já que atravrés deste tipo de acordo não há envolvimento da justiça, trazendo para a negociação uma solução célere e econômica.

Normalmente o acordo extrajudicial requer a presença de um advogado, mediador ou consultor especializado, para intermediar a negociação, buscando resolvê-la de maneira conciliatória. Estes profissionais irão realizar a mediação do diálogo entre as partes através do uso de técnicas próprias.

Dessa forma, quando todos os envolvidos estiverem resolvidos, parte-se para a assinatura do termo de compromisso, por meio do qual as partes assumem as responsabilidades que devem ser cumpridas a partir do que foi acordado.

Portanto, se você busca fechar um acordo de forma segura e pacífica em seus negócios, recomenda-se contar com o auxílio de profissionais especializados na área, que irão utilizar as ferramentas necessárias visando o alcance dos objetivos das partes.

 

#Acordos #Mediacao #ResolucaodeConflitos #Negocios

Autor(a): Manutencao site

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

Gostaria de falar com nossos Advogados?

Fale conosco WhatsApp