(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

15/02/2018

Couvert artístico: legal ou ilegal?

Muito se questiona quanto a legalidade na cobrança de Couvert Artístico, vez que alguns consumidores não raramente se sentem lesados quando são obrigados a realizarem pagamentos dessa natureza.

Inicialmente faz-se importante destacar que Couvert Artístico não se confunde com a taxa de serviços (os famosos 10%) sendo esta regulamentada pela lei 3.419/2017 e referente a gorjeta dos garçons e a prestação dos serviços da casa. Já o Couvert Artístico diz respeito a utilização de artistas contratados para atuarem no local, como por exemplo mágicos, cantores, bandas, dentre outros.

Faz-se importante destacar que música ambiente não se enquadra como Couvert Artístico, vez que não se encontra presente qualquer artista no local, fazendo com que a cobrança de valores a título de Couvert Artístico, nestes casos, se apresente ilícita (ilegal).

Isto posto, esclarece-se que a cobrança de Couvert Artístico, deve respeitar os termos previstos no artigo 6º, III do Código de Defesa do Consumidor, que determinar que o estabelecimento possui o dever de realizar a devida comunicação prévia ao consumidor, comunicando de forma clara que o Couvert Artístico será cobrado, quanto será cobrado e de que forma será cobrado.

Portanto, a cobrança dos referidos valores (Couvert Artístico) não resta ilegal quando respeitado o direito de informação, ou seja, quando o consumidor, de fato, é devidamente comunicado da existência da referida cobrança.

Entretanto, caso o consumidor tome conhecimento de que o referido valor lhe é exigido somente no momento em que realiza o fechamento da conta, referida cobrança deixa de respeitar o direito de informação, se apresentando uma cobrança irregular, ou seja, retira do consumidor a obrigação de realizar o pagamento.

Assim, o estabelecimento comercial deverá tomar todos os cuidados para que o consumidor seja devidamente informado quanto a cobrança de valores decorrentes do Couvert Artítico, vez que o desconhecimento do consumidor acabará por tornar a referida cobrança irregular, podendo o consumidor se recusar a arcar com o referido valor.

 

Autor(a): Dr. Diego Macedo Merhy

OAB/PR 47.461

Ver mais artigos deste autor

O Escritório Fernandes Sociedades de Advogados atua de forma especializada na área de Direito Contratual com um corpo de profissionais especializados nas mais diversas demandas do mercado dentro desse segmento.

voltar

 

Gostaria de falar com nossos Advogados?

Fale conosco WhatsApp