As vantagens de uma consultoria trabalhista consultiva
Contar com a presença de uma consultoria trabalhista em empresas se faz importante na medida em que esta pode auxiliar na construção de orientações preventivas e aconselhamento jurídico, a fim de assegurar que as práticas de recursos humanos estejam em conformidade com a legislação trabalhista, auxiliando dessa forma que eventuais litígios possam surgir.
Não dar a devida atenção à uma boa gestão nessa área pode levar a eventuais conflitos trabalhistas por falta de cumprimento das leis do trabalho, o que pode ocasionar em prejuízos às partes envolvidas na relação de trabalho.
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo demonstrar alguns pontos sobre a importância de contar com o acompanhamento jurídico das rotinas que dizem respeito à gestão dos colaboradores no ambiente corporativo, de forma consultiva.
O que é a consultoria trabalhista consultiva?
A consultoria trabalhista é uma opção para as empresas que buscam auxílio na esfera trabalhista e em suas relações, como forma de assegurar que haja respeito e o cumprimento do previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Esse tipo de consultoria tem um papel importante de cooperação quanto à manutenção de um ambiente de trabalho legal e equitativo, auxiliando as empresas a evitar problemas legais, bem como na proteção dos direitos tanto do empregador quanto de seus colaboradores.
Dessa forma, a consultoria trabalhista tem como função atuar prevenindo possíveis problemas legais ao acompanhar essas rotinas, organizando e orientando as demandas referentes à área e nas resoluções de conflitos legais que já possam estar ocorrendo dentro do ambiente empresarial.
Funções do advogado consultor
Os advogados que trabalham com consultoria trabalhista de forma consultiva podem estar envolvidos nas seguintes atividades da empresa, para garantir que elas estejam ocorrendo de acordo com a legislação vigente:
- Elaboração de pareceres;
- Desenvolvimento de projetos para redução de passivo trabalhista;
- Elaboração de projetos para terceirização;
- Criação de modelos de jornadas flexíveis;
- Turnos especiais;
- Remuneração variável;
- Benefícios flexíveis;
- Planejamento de redução de custos;
- Elaboração de regulamentos internos;
- Código de ética e de conduta;
- Cumprimento de cotas;
- Acompanhamento de fiscalização;
- Reestruturação e redução de quadro funcional;
- Em operações de fusões e aquisições;
- Elaboração e estudo de planos de incentivos (bônus, opções de ações, unidades de ações restritas e planos de participação nos lucros);
- Assessoria na contratação e procedimentos de demissão de colaboradores, incluindo entrevistas de desligamento.
As vantagens da consultoria trabalhista
A consultoria trabalhista é recomendada e vantajosa principalmente para micro, pequenas e médias empresas que não possuem meios de estruturar um setor jurídico próprio para fazer o acompanhamento. A presença de profissionais qualificados nessa área para acompanhar o setor de recursos humanos reflete em segurança jurídica e qualificação das atividades.
Uma das vantagens é a redução do risco de criação de passivos trabalhistas, uma vez que há o alinhamento das práticas de trabalho junto ao que é exigido pela CLT.
Além disso, ocorre também uma melhora na relação da empresa com os seus colaboradores, uma vez que ambas as partes se sentem seguras, com contratos de trabalho bem elaborados e que as protegem. Principalmente os colaboradores, ao verem que existe uma preocupação da empresa no cumprimento dos seus direitos como empregado.
Toda essa boa gestão nas relações trabalhistas causa também um impacto positivo sobre o caixa, uma vez que ocorre uma redução no risco da empresa sofrer com processos trabalhistas.
#DireitoConsultivoTrabalhista #RelacoesdeTrabalho #AmbienteCorporativo #ConsultoriaJuridica
Autor(a): Manutencao site
Posts relacionados
- 09/12/2024
Financiamento de Imóveis - 02/12/2024
O fechamento de acordos de forma segura - 25/11/2024
O que fazer na compra de lote em loteamento sem registro