(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

06/03/2019

Sociedades Empresárias – Sociedade Limitada (LTDA)

Dando continuidade nas espécies de sociedades empresárias passaremos a tratar das sociedades limitadas, que nada mais são do que uma sociedade que estabelece suas regras em conformidade com o valor do capital social investido por cada um dos associados.

Referido modelo é o mais utilizado no Brasil, vez que é regido por normas mais simples e diretas, bem como as suas regras restarão estabelecidas no contrato social, documento que dentre outras funções indicará os sócios integrantes, o capital social de cada um e o sócio responsável pela administração, ou ainda, se for o caso terceiros que serão responsáveis pela administração da sociedade.

Nesta modalidade societária, não há necessidade de que os sócios possuam o mesmo capital social, ou seja, cada sócio poderá investir um determinado montante, sendo que nada impede a existência de um sócio majoritário e de inúmeros sócios minoritários.

Salienta-se que a formação de um conselho fiscal é opcional e serve como um mecanismo de gestão, geralmente utilizado nos casos em que os sócios divergem em suas convicções, vez que referido órgão interno ajudará na tomada de decisões, facilitando a busca por um denominador comum entre os sócios.

Referida sociedade possui a responsabilidade limitada e restrita de seus sócios, distribuída em conformidade com o capital social de cada sócio. Entretanto, a responsabilidade será irrestrita e solidária, quando um dos sócios não tiver integralizado o capital social que lhe dizia respeito, ou seja, quando não existir a integral quitação de todo o capital social.

Em caso de lucros os mesmos serão distribuídos entre os sócios em conformidade com o percentual do capital social que cada um possui, sendo que caso exista prejuízo para o capital da empresa se torna proibida a retirada ou a distribuição dos lucros para os sócios, vez que o maior objetivo da sociedade limitada é garantir a estabilidade e o bom funcionamento da organização.

Como cada espécie societária demanda maiores esclarecimentos e o objetivo desses artigos é apenas proporcionar uma noção ao caro leitor sobre determinado assunto, nos próximos artigos passaremos a tratar da exclusão de sócios, distribuição dos lucros, remuneração e regulamentação de uma sociedade limitada, lembrando que caso o caro leitor tenha dúvidas quanto ao referido assunto, estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Diego Macedo Merhy

OAB/PR 47.461

Autor(a): Dr. Diego Macedo Merhy

OAB/PR 47.461

Ver mais artigos deste autor

O Escritório Fernandes Sociedades de Advogados atua de forma especializada na área de Direito Contratual com um corpo de profissionais especializados nas mais diversas demandas do mercado dentro desse segmento.

voltar

 

Gostaria de falar com nossos Advogados?

Fale conosco WhatsApp