(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

03/02/2020

Qual a diferença entre injúria racial e racismo?

Logo após a promulgação da Constituição Federal, a qual instituiu o repúdio ao racismo e determinou que sua prática constitui crime inafiançável e imprescritível, foi promulgada a Lei 7716/1989 que dispõe sobre a punição aos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

O art. 140, §3º do Código Penal prevê que a injúria cometida com utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência constitui crime com pena superior à injúria comum. Observa-se que em ambos os casos, as hipóteses de incidência dos crimes envolvem elementos de raça, cor, etnia, religião e origem, sendo que a injúria ainda dispõe do crime praticado contra pessoa portadora de deficiência ou idosa, enquanto recente decisão do Supremo Tribunal Federal equiparou como conduta racista a discriminação ou preconceito em razão de orientação sexual.

A diferença entre os crimes de racismo e a injúria racial reside precisamente na maneira como é realizada e no número de pessoas atingidas pela conduta delituosa. Para a injúria racial, a ofensa é feita para uma determinada pessoa e tem a utilização de referências à raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa portadora de deficiência ou idosa.

Diferentemente da injúria racial, o racismo constitui na prática de discriminar, que pode ser definido como a prática de impedir ou negar acesso a espaços ou serviços em razão de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual e enquanto a injúria se destina a apenas uma única pessoa, o crime de racismo atinge toda uma coletividade.

Andryel Lincoln

OAB/PR 65.309

Dr. Andryel Lincoln de Castro

Autor(a): Dr. Andryel Lincoln de Castro

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE: Este site guarda informações fornecidas em banco de dados para uso posterior. Nenhuma informação pessoal de usuário que preencheu algum formulário deste site será divulgada publicamente. Nos comprometemos a não vender, alugar ou repassar suas informações para terceiros. O presente termo permite que usemos as suas informações para o envio de e-mails como comunicados, notícias e novidades, sendo possível o cancelamento a qualquer momento. Nos e-mails enviados há um link para descadastramento de assinatura. Essa Política de Privacidade pode passar por atualizações.