(41) 3303.6777 | (41) 99500.9977 (41) 99500.9977 | contato@nfernandes.com.br Nós Acreditamos!
Fernandes Advogados – Nós Acreditamos! -

Artigos

22/10/2018

A importância do hábito de constituir provas

Todas as nossas interações em sociedade estão sujeitas a situações que podem resultar em um processo judicial. Embora não seja nosso interesse e intenção, muitas vezes a única alternativa restante é ingressar em juízo para fazer valer nosso direito. Podemos ainda sermos surpreendidos por um processo movido em nosso desfavor. Independente do caso é sempre importante estarmos preparados para tais situações.

O juiz ao analisar um processo irá decidir com base nas provas encontradas nos processos. Na dinâmica de nosso ordenamento jurídico, por via de regra, a responsabilidade pela prova é de quem alega. Assim, um processo hígido e com maiores chances de êxito é fundamentalmente um processo instruído com muitas provas. Por isso, é fundamental desenvolver o hábito de constituir provas, guardando documentos, fotografando e filmando eventos, documentando conversas, etc.

Até mesmo aquela situação corriqueira de anotar um protocolo de contato com uma empresa pode facilitar o exercício de seus direitos. No evento de uma colisão de veículos, ainda que o outro indivíduo admita a responsabilidade na hora, é importante registrar os eventos com fotografias, vídeos e informações sobre o condutor.

A prática deliberada da constituição de provas pode evitar muito transtorno e dor de cabeça. Por isso, crie hoje mesmo um arquivo digital e uma pasta física para guardar estas informações, afinal, nunca se sabe quando elas serão necessárias.

Andryel Lincoln de Castro

OAB/PR 65.309

Autor(a): Dr. Andryel Lincoln de Castro

Ver mais artigos deste autor

voltar

 

Gostaria de falar com nossos Advogados?

Fale conosco WhatsApp